Atividades Complementares

As atividades complementares são exigíveis para integralização do curso juntamente com as disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e estágio. Possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências do discente adquiridas extraclasse, permitindo assim a sua incorporação ao currículo e a oportunidade de diversificar e enriquecer a sua formação por meio da participação em eventos e outros meios alternativos de formação realizados no decorrer do curso.

O projeto pedagógico de cada curso (PPC) prevê uma carga horária mínima de atividades complementares (confira no fim do histórico disponível no portal do aluno o mínimo exigido) e é feita uma atribuição de créditos a essa carga horária cumprida pelo estudante em suas realizações. As atividades são divididas de acordo com a sua caracterização. 

O Coordenador do Colegiado do Curso faz a avaliação das atividades complementares. Em caso de dúvidas não elucidadas aqui e para conhecer outras exigências próprias de cada PPC, o aluno deverá consultar o coordenador do colegiado do curso.

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COMO SOLICITAR?

Procedimento padrão – Aluno:

1º 

Acessar o Portal do Aluno e clicar sobre o link “Atividades Complementares” (menu esquerdo);

2º 

Inserir as solicitações conforme instruções do Manual de Atividades Complementares;

3º 

Encaminhar a documentação comprobatória (certificados, declarações, cópias de trabalhos ou outros registros) para o e-mail do coordenador do curso, obedecendo a seguinte padronização:

Assunto do e-mail:

Encaminhamento de documentos para validação de ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Corpo do e-mail:

“Eu, _______, matrícula nº _______, curso ________, encaminho anexa a documentação necessária no formato PDF (tamanho máximo por arquivo: 5MB) para comprovação das informações inseridas no portal do aluno e validação da carga horária do Programa de Atividades Complementares. 

Anexos:

Certificados, declarações, cópias de trabalhos, resumos, entre outros registros.

4º 

Acompanhar o registro acessando o histórico conferindo se a carga horária mínima exigida foi atingida. Em caso negativo, novas atividades deverão ser apresentadas.


IMPORTANTE: É DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO ACOMPANHAR O REGISTRO DAS ATIVIDADES POR INTERMÉDIO DO PORTAL DO ALUNO (HISTÓRICO ESCOLAR). 


Veja a tabela de créditos por carga horária dos cursos em anexos: 

Acesso à informação
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