Disciplinas Eletivas

Todos os alunos da Ufes têm o direito de realizar disciplinas oferecidas por outros cursos da Universidade e que não fazem parte do currículo de seu curso de origem, até o limite de 20% (vinte por cento) da carga horária total das disciplinas a serem cursadas para integralização curricular. As disciplinas eletivas também não podem representar mais de 50% (cinquenta por cento) da carga horária das disciplinas em que o aluno estiver matriculado no semestre letivo vigente.

Para cursar uma eletiva, basta se matricular na disciplina de interesse, durante o aujste de matrícula via Portal do Aluno.

O aluno deve procurar o professor da disciplina para informar seu interesse e frequentar normalmente as aulas, desde o início do período letivo, determinado pelo Calendário Acadêmico. Quando for o caso, é preciso pedir que o Coordenador de Curso solicite a abertura de escopo e de vagas junto ao Departamento que oferece a disciplina, antes do ajuste de matrícula (segunda etapa). É necessário se informar com o professor da disciplina ou com o chefe do Departamento que oferece a disciplina sobre a necessidade de fazer esse pedido.

Existe a possibilidade de pedir que a disciplina eletiva se transforme em Optativa. Para isso, basta preencher o formulário aproveitamento de estudos e protocolar na Secretaria Única de Graduação. A coordenação do curso avalia se a disciplina cursada tem conteúdo programático com valor de Optativa para a área do curso. A transformação de eletiva para optativa é registrada no Histórico Parcial do Aluno, pela Prograd.

Ver Resolução 57/2000 e Resolução 54/2010. 

Mais informações sobre Disciplinas Eletivas, podem ser encontradas, no site da Prograd.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000