Estágio Obrigatório

O estudante deve observar os seguintes passos:

1) Precisa estar matriculado na disciplina "Estágio Supervisionado", que será confirmado por meio do comprovante de matrícula. Caso não esteja, deverá comprometer-se a efetivar a matrícula, mediante o preenchimento no campo "Enquadramento no estágio" do "Termo de Responsabilidade". Caso curse alguma disciplina no mesmo período do estágio, também deverá marcar o campo em que afirma que não conflitará as disciplinas com o horário de estágio;

2) No caso de matrícula futura em Estágio Supervisionado, o Coordenador do Curso precisará assinar no campo "Atestado de matrícula" do "Termo de Responsabilidade", em que providenciará a matrícula do estudante o mais breve possível;

3) O estudante deverá preencher, digitalmente, o TCE Obrigatório em 3 vias. Não serão aceitos termos manuscritos. Todos os campos do TCE devem ser preenchidos:

a) Os dados da concedente, do aluno, do convênio e do seguro de vida/acidentes;

b) O nome, cargo, formação e telefone do profissional supervisor, bem como o local do estágio;

c) O início/término do estágio, bem como horário (dias da semana e horário, deixando claro o intervalo de almoço, caso aconteça), duração em meses, carga horária semanal e data da entrega do relatório.

4) Preechido corretamente o TCE, o aluno recolhe todas as assinaturas, exceto a da "Diretor da Divisão de Estágios". Caso não seja possível o aluno recolher a assinatura do "Representante da Concedente" antes do envio à PROGRAD, o discente deverá preencher/assinar o campo "Autorização para unidade concedente assinar por último" do "Termo de Responsabilidade", em que firma compromisso em colher a assinatura da unidade concedente e devolver a via da PROGRAD, em no máximo 10 dias decorridos o início do estágio.

5) Em seguida, o estudante leva os documentos à SUGrad, com antecedência mínima de 15 dias, para a verificação/envio à PROGRAD.

6) Após conferir e assinar o TCE, a Divisão de Estágios da PROGRAD reterá uma de suas vias e encaminhará as demais à SUGrad para que sejam entregues ao estudante.

7) O estágio só poderá ser iniciado quando o TCE estiver assinado por todas as partes envolvidas.

Observações:

a) O estudante que quiser desempenhar mais de 30h/sem de estágio deverá verificar as condições com a coordenação. Caso não esteja previsto no curso, o coordenador deverá assinar o campo "Autorização para jornada de estágio" do "Termo de Responsabilidade", em que autorizará o aluno a cursar até 40h/sem. Caso o curso possua a previsão legal, não é necessário preencher este campo;

b) Estudantes que desejarem relizar estágios osbrigatórios em setores internos da UFES (laboratórios, restaurante universitário, etc) deverão utilizar o TCE para estágios internos.

c) Sugerimos que o termo de compromisso de estágio seja entregue em envelope. 

Documentos:

Termo de responsabilidade (1 via)

Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório - TCE (3 vias)

Termo Aditivo de Estágio (3 vias)

Termo de Rescisão de Estágio (3 vias)

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000