PSVS

Resolução nº 8/2018 - CEPE e Resolução nº 14/2019 - CEPE

Remoção e Reopção de Curso

A remoção de curso é para o candidato, estudante da UFES, que deseja mudar de turno (diurno e noturno) ou de Centro no mesmo curso.

A reopção é para o candidato, estudante da UFES, que deseja mudar de curso (habilitação – licenciatura e bacharelado) ou para cursos diferentes.

Tanto a remoção quanto a re­opção dependem da existência de vagas no curso pre­tendido em edital publicado por meio do Processo Seletivo de Vagas Surgidas - PSVS.

O candidato que optar pela remoção ou reopção de curso deverá ter cursado, com aprovação, carga horária maior ou igual a 15% (quinze por cento) da carga horária total do curso de origem.

Importante:

 Os candidatos serão classificados com base no Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRN), em ordem decrescente até o limite de vagas oferecidas em cada curso.

O Edital do Processo Seletivo de Remoção e Reopção de Curso é publicado no primeiro semestre, para matrícula no segundo semestre.

 

Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior

O processo de transferência facultativa é a possibilidade de alunos vinculados a cursos de graduação em outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas, no mesmo curso pleiteado ou em curso de área afim, ingressar na Ufes por meio do do processo seletivo de vagas surgidas - PSVS.

Para concorrer às vagas na modalidade Transferência Facultativa, o candidato também deverá ter cursado, com aprovação, carga horária maior ou igual a 20% e menor ou igual a 60% da carga horária total do curso de origem.

Novo curso Superior 

O processo de novo curso superior é a possibilidade de alguém que já possui diploma de nível superior concluir outro curso, ingressando na Ufes por meio do processo seletivo de vagas surgidas - PSVS.

O objetivo é habilitar pessoas que já tenham alguma afinidade com determinada área, que não a de sua formação, obtendo assim mais um título. O processo é aberto a qualquer pessoa que já tenha graduação superior, mesmo que ela não seja ex-aluna da Ufes.

Na modalidade Novo Curso Superior, o candidato deverá ter concluído curso superior de graduação nas modalidades bacharelado, licenciatura ou curso superior de tecnologia. Os candidatos a Novo Curso Superior poderão concorrer a quaisquer vagas disponíveis no Edital do PSVS. 

Importante:

O processo seletivo de novo curso e transferência utilizará as vagas que não foram preenchidas no processo de Mobilidade Interna (remoção e reopção) e será divulgado por meio de edital.

O edital para as modalidades Transferência de outras IES e Novo Curso Superior é publicado no segundo semestre de cada ano, para entrada no primeiro semestre do próximo ano.

 

Para participar do PSVS, é preciso ficar atento à publicação do edital público na página vagas.ufes.br.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000