Datas importantes - 2026/1


1) TRANCAMENTO DE MATRÍCULA AUTOMÁTICO
Realizado pelo estudante diretamente no PORTAL DO ALUNO, no período de 16/03 a 10/04/2026.
2) CANCELAMENTO DE DISCIPLINA(S)
Entre os dias 16 e 20/03/2026 será possível realizar o cancelamento de disciplina(s) do semestre letivo 2026/1, diretamente no PORTAL DO ALUNO.
3) REPROGRAMAÇÃO DA OFERTA E SITUAÇÕES ESPECIAIS
No período de 16 a 20/03/2026, você poderá encaminhar para análise da Coordenação/Departamento solicitações de aumento de vaga, alteração de escopo (2 e 3), oferta de disciplina e/ou alteração de horário de aulas. Além disso, também poderá sinalizar sua intenção prévia de extrapolar carga horária e/ou solicitar a quebra de pré-requisito, se necessário. Para isso, preencha o formulário.
ATENÇÃO: Essa consulta prévia não descarta a necessidade de formalização do pedido para aplicação do Art. 17 da Resolução n.º 58/2008-CEPE/UFES, para quebra de pré-requisito e para extrapolamento de carga horária, a ser realizado de 09 a 16/04/2026, via formulário a ser disponibilizado na página da Sugrad.
4) AJUSTE DE MATRÍCULA
De 30/03 a 06/04/2026, será possível realizar o ajuste de matrícula (solicitação e cancelamento) do semestre 2026/1, diretamente no PORTAL DO ALUNO (https://aluno.ufes.br).
Agora que você já sabe os principais procedimentos relacionados à matrícula, fique atento aos prazos e às orientações.
5) PROCESSO SELETIVO DE VAGAS OCIOSAS
Publicação do edital de abertura das inscrições para o PSVO 2026 previsto para 22/05/2026. Acesse https://ps.ufes.br/ e saiba mais.
A Sugrad está à disposição para ajudá-los, de forma presencial ou remota.
