Login Único e Email Institucional

Apresentamos aqui algumas informações sobre o login único e o e-mail institucional dos alunos de graduação. Com o login único e senha única da Ufes, o aluno terá acesso ao Portal do Aluno (edu.ufes.br), à plataforma gsuite.ufes.br, ao Portal de protocolos da Ufes protocolo.ufes.br,  ao Moodle ava.ufes.br e aos demais serviços da instituição.

O e-mail institucional dos alunos é usado apenas para autenticação. Todas as mensagens e informações da Ufes e dos docentes são encaminhadas para o e-mail pessoal do aluno cadastrado no sistema no momento da matrícula. 

Login Único 

O que é o login único (LU, ou senha única)?
O login único é uma credencial de acesso criada pelo NPD (Núcleo de Processamento de Dados da UFES) para possibilitar unificar os nomes de login e senha de todos os serviços de tecnologia da informação que são oferecidos pela UFES. Com ele é possível ter acesso ao Portal do aluno e aos demais serviços da instituição, incluindo o g-suite, moodle etc. 

Primeiro acesso

Quando o aluno é matriculado, ele recebe um e-mail de boas-vindas com o link de acesso ao aluno.ufes.br no mesmo e-mail cadastrado no sistema quando o aluno solicita a matrícula. Caso não tenha recebido esse e-mail, procure em SPAM do seu e-mail cadastrado. Caso não consiga encontrar esse e-mail de acesso, é necessário fazer o procedimento abaixo:

Acesse senha.ufes.br / menu senha única (primeiro acesso ou recuperar senha), preencha o CPF e o e-mail utilizado na matrícula e siga as orientações, que serão encaminhadas, novamente, para seu e-mail pessoal.

Obs.: Se ainda persistir o problema, o estudante deve certificar-se de que seu CPF e seu e-mail estão cadastrados corretamente no sistema de matrícula. Você pode conferir enviando um e-mail para sugrad.alegre [at] gmail.com

E-mail Institucional

Todos os alunos regularmente matriculados na UFES já possuem conta de e-mail institucional. O endereço da conta é o próprio login do Portal do Aluno (fulano.de.tal), onde se acrescenta @edu.ufes.br para alunos de graduação. Portanto, se você é aluno de graduação, seu e-mail institucional será fulano.de.tal [at] edu.ufes.br.

Entretanto, o e-mail institucional dos alunos é usado apenas para autenticação (não poderão ser armazenadas mensagens nos servidores da Ufes). As mensagens enviadas para esse endereço serão automaticamente redirecionadas para seu e-mail pessoal, cadastrado no Portal do Aluno.

Como saber se o e-mail institucional está funcionando?

Basta fazer um teste simples. Utilize seu e-mail pessoal para enviar uma mensagem de teste para a conta fulano.de.tal [at] edu.ufes.br (aluno de graduação). Se sua conta estiver ativa e funcionando, assim que a mensagem chegar ao servidor da UFES, ela será automaticamente direcionada para o endereço de e-mail que você registrou no Portal do Aluno (provavelmente o mesmo endereço que você usou para enviar a mensagem).

Como fazer para alterar o e-mail cadastrado no portal do aluno?

Caso queira alterar o e-mail cadastrado no Portal do Aluno, entre em contato com a SUGRAD. Para mais informações acesse: www.senha.ufes.br

Está com dificuldades para acessar o G-suite/Meet/Classroom?

Para ter acesso às ferramentas do Google, você precisa entrar no  link Gsuite da Ufes  e logar no sistema. Informe o seu login e senha institucionais e clique em ENTRAR, antes de acessar no link recebido pelo professor/coordenador. 

Importante:
1) Informar no campo usuário: nome.sobrenome [sem @ufes.br ou @edu.ufes.br];
2) Caso não possua a senha, favor obtê-la em https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais;
3) Se você possui outra conta particular do Gmail, atente para o uso das ferramentas do Gsuite somente na conta institucional;
4) Quando terminar de acessar os aplicativos e serviços que necessitam da autenticação por usuário e senha únicos, por favor, efetue a desconexão da sua conta, fazendo "logoff" ou "logout". Em seguida, feche seu navegador; 
5) O aluno só conseguirá acesso direto com o e-mail institucional se o link for gerado por uma conta institucional. Se for por uma conta pessoal, o aluno não conseguirá ter acesso com o e-mail institucional. 

Para mais informações sobre como utilizar as ferramentas do GSuite: Acesse tutoriais de capacitação para classroom e ferramentas G-Suite. 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000