Login Único e Email Institucional

Apresentamos aqui algumas informações sobre o login único e o email institucional dos alunos de graduação. Com o login único e senha única da Ufes, o aluno terá acesso ao Portal do Aluno (aluno.ufes.br), à Plataformaforma utilizada no EARTE gsuite.ufes.br, ao Portal de protocolos da Ufes protocolo.ufes.br,  ao Moodle ava.ufes.br e aos demais serviços da instituição.

O e-mail institucional dos alunos é usado apenas para autenticação. Todas as mensagens e informações da Ufes e dos docentes são encaminhadas para o e-mail pessoal do aluno cadastrado no sistema no momento da matrícula. 

Login Único 

O que é o login único (LU, ou senha única)?
O login único é uma credencial de acesso criada pelo NPD (Núcleo de Processamento de Dados da UFES) para possibilitar unificar os nomes de login e senha de todos os serviços de tecnologia da informação que são oferecidos pela UFES. Com o login único, é possível ter acesso ao Portal do aluno e aos demais serviços da instituição, incluindo o g-suite, moodle, etc. 

Primeiro acesso

Quando o aluno é matriculado, ele recebe um e-mail de boas vindas com o link de acesso ao aluno.ufes.br no mesmo e-mail cadastrado no sitema quando o aluno solicita a matrícula. Caso não tenha recebido esse e-mail, procure em SPAM do seu email cadastrado. Caso não consiga encontrar esse e-mail de acesso, é necessário fazer o procedimento abaixo.

Para recuperar o acesso, é necessário acessar o portal senha.ufes.br menu (senha única -> recuperar senha), preencher o CPF e o e-mail utilizado na matrícula e seguir as orientações que serão encaminhadas para e-mail pessoal novamente.

Obs.: Se ainda persistir o problema, o estudante deve certificar-se de que seu CPF e seu e-mail estão cadastrados corretamente no sistema de matrícula. Você pode conferir enviando um e-mail para sugrad.alegre [at] gmail.com

E-mail Institucional

Todos os alunos regularmente matriculados na UFES já possuem conta de e-mail institucional. O endereço da conta é o próprio login do Portal do Aluno (fulano.de.tal), onde se acrescenta @aluno.ufes.br para alunos de graduação, e @aluno.ufes.br, para alunos e pós-graduação. Portanto, se você é aluno de graduação, seu e-mail institucional será fulano.de.tal [at] aluno.ufes.br e caso seja aluno de pós-graduação,fulano.de.tal [at] ufes.br.

Entretanto, o e-mail institucional dos alunos é usado apenas para autenticação. Os alunos não poderão armazenar mensagens nos servidores da Ufes. As mensagens enviadas para esse endereço serão automaticamente redirecionadas para seu e-mail pessoal, cadastrado no Portal do Aluno.

Como saber se o e-mail institucional está funcionando?

Basta fazer um teste simples. Utilize seu e-mail pessoal para enviar uma mensagem de teste para a conta fulano.de.tal [at] aluno.ufes.br (aluno de graduação) . Se sua conta estiver ativa e funcionando, assim que a mensagem chegar ao servidor da UFES, ela será automaticamente direcionada para o endereço de e-mail que você registrou no Portal do Aluno (provavelmente o mesmo endereço que você usou para enviar a mensagem).

Como fazer para alterar o e-mail cadastrado no portal do aluno?

Caso queira alterar o e-mail cadastrado no portal do aluno, entre em contato com a SUGRAD.

Para mais informações acesse: www.senha.ufes.br

 

Está com dificuldades para acessar o G-suite/Meet/Classroom?

Para ter acesso às ferramentas do Google, você precisa entrar no  link Gsuite da Ufes  e logar no sistema. Informe o seu login e senha e clique en ENTRAR, 

antes de acessar no link recebido pelo professor/coordenador. 

 

Importante:
1) Informar no campo usuário: nome.sobrenome [sem @ufes.br ou @edu.ufes.br];
2) Caso não possua a senha, favor obtê-la em https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais;
3) Se você possui outra conta particular do Gmail, atente para o uso das ferramentas do Gsuite somente na conta institucional;
4) Quando terminar de acessar os aplicativos e serviços que necessitam da autenticação por usuário e senha únicos, por favor, efetue a desconexão da sua conta, fazendo "logoff" ou "logout". Em seguida, feche seu navegador; 
5) O aluno só conseguirá acesso direto com o e-mail institucional se o link for gerado por uma conta institucional. Se o link for gerado por uma conta pessoa, o aluno não consegue ter acesso com o email institucional. 

Para mais informações sobre como utilizar as ferramentas do GSuite,

Acesse tutoriais de capacitação para classroom e ferramentas G-Suite. 

 

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