Extrapolamento de Carga Horária
Os Projetos Pedagógicos de cada curso preveem um limite de carga horária semestral para matrícula dos alunos. Isso significa que a soma das cargas horárias das disciplinas, nas quais o aluno pretende se matricular em um semestre, não poderá ultrapassar esses limites. Quando o aluno ensejar extrapolar essa carga horária, ele deverá submeter um pedido à Coordenação de Curso, que avaliará a concessão conforme seus critérios.
Critérios
Agronomia | Ciência da Computação | Ciências Biológicas - Bacharelado | Ciências Biológicas - Licenciatura | Engenharia de Alimentos | Engenharia Florestal |
Engenharia Industrial Madeireira | Engenharia Química | Farmácia | Física | Geologia | Matemática |
Medicina Veterinária | Nutrição | Química | Sistemas de Informação | Zootecnia |
Clique aqui para ver a carga horária máxima dos cursos
Os pedidos de correção da matrícula dos casos que se enquadram na aplicação do Art. 17 (Resolução 58/2008-CEPE), quebra de pré-requisito (Resolução 39/2010-CEPE), e, extrapolamento de carga-horária serão realizados totalmente online. |
---|
Prazos 2024/1
De 08 a 25/07/2024 – período para o aluno solicitar. (Conforme Calendário Acadêmico)
Dia 26/07/2024 – Último dia para as Coordenações de Cursos de Graduação efetuarem as correções na matrícula.
Orientações
-
O formulário para solicitação só ficará disponível para os usuários da UFES, ou seja, só serão aceitas solicitações realizadas com o e-mail institucional (nome.sobrenome [at] edu.ufes.br). Se já estiver logado com outra conta Gmail será necessário sair e logar na conta da UFES;
-
O aluno deverá acessar o e-mail institucional GSuite, utilizando login e senha única do portal do aluno. Dúvidas sobre ferramentas GSuite CLIQUE AQUI.
-
Depois de logado, o aluno deverá acessar o Formulário Online ;
-
O formulário está estruturado basicamente da seguinte forma:
-
Primeira parte, onde é feita a identificação, com nome do aluno, curso, etc;
-
Segunda parte, destinada ao cancelamento (desmatrícula) de disciplinas. Esta seção deverá ser utilizada para os casos de cancelamento de alguma disciplina/turma para se matricular em outra disciplina/turma.
-
Terceira parte, para os casos de solicitação de extrapolamento de carga-horária;
-
Quarta parte, para os casos de solicitação de matrícula (inclusão de disciplinas). Neste ponto, o aluno também indica se precisará quebrar o pré-requisito da disciplina.
-
Por fim, o aluno apresenta a justificativa e envia o formulário.
-
-
Ao terminar o preenchimento, o aluno receberá uma mensagem de confirmação na tela. Ao mesmo tempo, um recibo com os dados enviados será encaminhado ao seu e-mail institucional.
-
Recomendamos que o aluno verifique o recibo enviado por e-mail. Caso precise corrigir alguma informação procure a Sugrad, dentro do prazo de solicitação.
-
Encerrado o prazo, aguarde a análise pelo colegiado de curso.
Solicitações recebidas
-
Para consultar as solicitações recebidas