Trancamento de curso

Trancamento de Matrícula

Com o trancamento, o aluno suspende temporariamente as suas atividades acadêmicas sem perder o vínculo com Universidade. A Resolução nº 26/ 2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão(link is external) regulamenta o assunto. O trancamento pode ocorrer por solicitação do discente e ser realizado de forma AUTOMÁTICA (TMA) ou de forma JUSTIFICADA (TMJ).

Ao solicitar o trancamento, o aluno deve estar ciente do inteiro teor da Resolução nº. 26/2011 - CEPE.

Como solicitar o Trancamento de Matrícula Automático (TMA)?

A solicitação de trancamento de curso está disponível no PORTAL DO ALUNO.

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Prazo para solicitação: Deverá ser observado o prazo do calendário acadêmico;

Aluno em PIC: A solicitação do aluno que estiver em PIC terá que ter a autorização do Colegiado do Curso para a concessão do TMA. 

Prazo para usufruir do trancamento: Até dois períodos letivos (consecutivos ou não) durante todo o curso de graduação;

Cômputo para integralização do curso: O tempo em que o curso se encontra trancado não é computado no prazo fixado para integralização do currículo do referido curso;

Requisitos: Ter cursado na UFES pelo menos uma disciplina com aproveitamento na categoria de discente regular e não estar sob condição imposta em processo de desligamento (plano de estudos);

Renovação/ Retorno: Exige-se a renovação semestral caso o trancamento se estenda por mais de um período letivo, observado o prazo do calendário e o limite de semestres definido (para a renovação, o aluno ou procurador deverá trazer o Requerimento Geral –  e a documentação especificada nesse caso). O aluno não necessita requerer interrupção do trancamento, pois o ato da matrícula no portal do aluno (no prazo definido no calendário) destranca o curso automaticamente.

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Importante: 

De 03/11/2021 a 25/02/2022 Período para trancamento de curso (TMA).

 

Como solicitar o Trancamento de Matrícula Justificado (TMJ)?

O aluno deverá requerer exclusivamente por meio do e-mail sugrad.alegre [at] ufes.br. O e-mail de solicitação deverá ser o mesmo cadastrado no portal do aluno, com as seguintes informações:
Assunto do email: (conforme assunto mencionado acima)
Nome: 
Matrícula:
Curso:

Documentos para o requerimento: 

01) Formulário de Requerimento Geral (Baixe e preencha no Adobe); 

02) Nada-consta da biblioteca;

03) Carteira de Identidade; 

04) Histórico parcial atualizado;

05) Comprovantes que justifiquem o trancamento, por exemplo, laudo médico, comprovante de afastamento para o exterior, etc.

Obs.: Todos os documentos devem ser enviados em arquivo PDF. 

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Orientações: 

Esse tipo de trancamento pode ser concedido ao estudante em caso de excepcionalidade, quando comprovada uma das seguintes situações:

A ¬

Afastamento por motivo de saúde (próprio ou cônjuge) parente de 1º grau em linha reta (pais e filhos) ou 2º grau colateral (irmãos), ocorrido durante o semestre do requerimento, mediante comprovação por atestado médico, laudo ou outro documento que comprove a situação do interessado;

B ¬

Afastamento para estudos no exterior, mediante comprovante da obtenção de bolsa de estudos ou de aceitação da instituição a que se destina. (Observação: Esse tipo de trancamento deve ser solicitado pela coordenação do colegiado do curso – ver modelo de trancamento, por exemplo, para o Programa Ciência sem Fronteiras no site da Secretaria de Relações Internacionais – a análise e o parecer sobre a pertinência do trancamento serão realizados pelos colegiado).

C ¬

Afastamento do País, em serviço público da União, dos estados ou dos municípios, durante todo o período de ausência;

D ¬

Afastamento para incorporação ao serviço militar obrigatório, pelo prazo em que perdurar a obrigação militar;

E ¬

Afastamento por motivo de atuação profissional, mediante declaração da empresa e comprovação de vínculo;

F ¬

Afastamento de gestante, durante o período de três meses, iniciado no semestre letivo que ocorrerá o oitavo mês de gravidez, ou de portador de afecção prevista em Lei, desde que caracterizada a impossibilidade absoluta de aplicação de exercícios domiciliares, mediante apresentação de atestado médico;

G ¬

Óbito de cônjuge, parente de 1º grau em linha reta ou de 2º grau colateral, ocorrido durante o semestre do requerimento.

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Prazo para solicitação: A qualquer momento desde que justificada com base nas situações acima;

Prazo para usufruir do trancamento: Não podem exceder a três semestres letivos ao longo da estada do aluno na UFES, exceto nas situações A, D e F descritas acima;

Cômputo para integralização do curso: O tempo em que o curso se encontra trancado não é computado no prazo fixado para integralização do currículo do referido curso;

Requisitos: O discente que solicitar TMJ para realizar estudos no exterior não poderá estar em situação de desligamento. O TMJ por motivo de saúde deverá ser submetido a parecer da Junta Médica na UFES;

Renovação/ Retorno: Exige-se a renovação semestral caso o trancamento se estenda por mais de um período letivo, observado o limite de semestres definido (para a renovação, o aluno ou procurador deverá trazer o Requerimento Geral e a documentação especificada conforme o caso). O aluno não necessita requerer interrupção do trancamento, pois o ato da matrícula no portal do aluno (no prazo definido no calendário) destranca o curso automaticamente. Ao contrário do TMA, o TMJ pode ser interrompido com justificativa, mas o retorno fica condicionado aos prazos de matrícula definidos via calendário acadêmico.

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