Projeto Pedagógico de Curso
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a concepção do curso de graduação, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem da Graduação.
RESOLUÇÃO/CEPE/UFES n.º 35, DE 19 DE JUNHO DE 2023 | Regulamenta os trâmites e os procedimentos de apreciação dos PPCs |
RESOLUÇÃO/CEPE/UFES n.º 78, DE 22 DE ABRIL DE 2024 | Altera a Resolução n. º 35/2023 |
PORTARIA NORMATIVA n.º 157, DE 22 DE MARÇO DE 2024 | Orientações para instituir e normatizar os processos de criação, alteração, reedição e extinção de cursos de graduação e de pós-graduação |
Formulários (modelos Prograd) de criação e alteração de PPCs disponíveis em https://prograd.ufes.br/guias.
Informações obrigatórias nas atas de aprovação dos departamentos (OFÍCIO n.º 69/2019-DDP/PROGRAD e OFÍCIO n.º 70/2019-DDP/PROGRAD):
- Nome da disciplina – Código (se existente);
- Classe Obrigatória ou Optativa (OBR ou OPT);
- Carga horária Total (CHT);
- Carga horária Teoria Exercício Laboratório (T.E.L.) ou Teoria Exercício Laboratório Extensão (T.E.L.X.);
- Ementa;
- Bibliografia Básica;
- Bibliografia Complementar;
- Objetivos.
A solicitação baseia-se nas exigências previstas na Lei nº 13.168/2015 que altera o artigo 47 da Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação e para atender às demandas indicadas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep (2017).