Colação de grau

Veja nesta página os procedimentos para Colação de Grau Oficial (regular), Colação de Grau em Data Especial e Antecipação de Colação de Grau. 

Regulamentação legal: 

Resolução nº 80/2017- CEPE

Resolução nº 33/2020- CEPE

 

Colação de Grau Oficial - Regular (junto com a turma) - realizada pelo Centro

Trata-se da cerimônia de colação realizada uma vez por semestre que contempla os alunos que integralizaram a carga horária necessária à conclusão do curso no período vigente. A data da cerimônia será agendada pela Direção do Centro, sempre respeitando o prazo estipulado no Calendário Acadêmico.

Importante:

1 - O aluno não precisa solicitar colação de grau no portal do aluno. Se o aluno estiver com o curso integralizado o nome irá para a listagem de alunos aptos automaticamente. 

2 - No último semestre, o aluno deverá verificar seus dados cadastrais no portal do aluno. Caso não seja possível alterar algum ( por exemplo nome), o estudante deve enviar à SUGRAD (sugrad.alegre [at] ufes.br), o Formulário de Requerimento Geral preenchido (marcar retificação de dados cadastrais) e enviar junto o documento comprobatório (certidão de nascimento, casamento, etc).

3 - A resolução n. 33/2020-CEPE autorizou as colações de grau ocorrerem de forma virtual e descreve em seu capítulo II os procedimentos para esse período de pandemia. 

4 - As datas das colações de grau ainda não foram previstas pelas direções de Centro para o semestre 2020/02. Próximo do término do período, quando estiver tudo definido, as secretarias do Centro entram em contato com os formandos por e-mail para passar todas as informações e procedimentos. 

5 - O formando que não puder comparecer à cerimônia, deverá entrar em contato com a secretaria do Centro para orientá-lo, conforme contato no final da página. 

6 - A certidão de colação de grau ficará disponível no Portal do aluno após o envio das atas da sessão de colaçao de grau para a PROGrad. 

Contato das secretarias do Centro para mais informações dos procedimentos de colação de grau oficial (regular):

CCAE: secretaria.ccae [at] ufes.br

CCENS: secretaria.ccens [at] ufes.br

Antecipação da colação de grau - realizada pelo Centro 

Trata-se de modalidade que visa atender os estudantes aprovados em concursos públicos ou programas de mestrado, cuja posse exija que o aluno cole grau antes da turma regular do período. 

O formando que comprovadamente for aprovado em concurso público ou processo seletivo de mestrado em cuja documentação exigida para a posse do cargo constar o diploma de graduação, poderá solicitar, à Direção do Centro, a antecipação de colação de grau.

Como solicitar?

1 - O formando deve ler atentamente a  Resolução nº 80/2017- CEPE para verificar se a sua situação se enquadra na antecipação de colação de grau. 

2 - O formando deve enviar os documentos em PDF para a secretaria do Centro (contato no final da página) a qual pertence o curso, conforme os anexos I e II da Resolução nº 80/2017- CEPE 

3 - O formando deverá enviar junto com os anexos a comprovação de que foi aprovado para o mestrado ou cargo de concurso público. 

4 - Para o aluno formando que estiver cursando apenas as disciplinas TCC e Estágio, este poderá solicitar a colação de grau antes do término do semestre, desde que já tenha concluído o TCC e o Estágio e tenha sido aprovado em concurso público. 

5 - O aluno formando que está matriculado em outras disciplinas, além de TCC e Estágio, só poderá realizar a antecipação de colação de grau dentro do período de colação de grau previsto no calendário acadêmico. 

6 - A certidão de colação de grau ficará disponível no Portal do aluno após o envio da ata da sessão de colaçao de grau para a PROGrad. 

IMPORTANTE:

- Os dados cadastrados no Portal do Aluno serão utilizados para gerar as atas e certidões de colação de grau, assim como os diplomas e históricos finais. Dessa forma, qualquer erro decorrente da não atualização dos dados será de inteira responsabilidade do aluno.

- Os estudantes que integralizarem os cursos e não comparecerem às solenidades de colação de grau terão seus status registrados no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) como “colação de grau pendente”.

- O status de “colação de grau pendente” impede que seja emitida ao aluno qualquer declaração de comprovação de vínculo com a Instituição, tendo em vista que o aluno não conseguirá matrícula;

- A alteração para o status “formado” somente ocorrerá depois de oficialmente recebida a outorga do grau.

Contato das secretarias do Centro para mais informações dos procedimentos de antecipação de colação de grau:

CCAE: secretaria.ccae [at] ufes.br

CCENS: secretaria.ccens [at] ufes.br

 

Colação de Grau em Data especial - realizada pela PROGrad

Trata-de de modalidade que visa atender os estudantes que não colaram grau com a turma regular do período. Os alunos que concluíram todas as matérias do seu curso e que perderam a colação de grau oficial poderão solicitá-la em data especial. 

Informamos que a Colação de Grau em Data Especial ocorrerá nas seguintes datas: 05/05/21, 06/10/21 e 09/03/22 em sessão virtual por meio de videoconferência. 

Como solicitar?

Para solicitar, basta enviar e-mail abrir um tiket em https://atendimento.ufes.br/open.php em até 10 dias antes da data da colação.

Qualquer dúvida, entrar em contato com cerd.prograd [at] ufes.br.

OBS.: O aluno deverá atualizar seus dados cadastrais no portal do aluno. Caso não consiga alterar algum dado, por exemplo nome, o estudante deve enviar à SUGRAD (sugrad.alegre [at] ufes.br), portando o Formulário de Requerimento Geral (marcar retificação de dados cadastrais) e enviar junto o documento comprobatório (certidão de nascimento, casamento, etc).

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000