Estágio não obrigatório

PROCEDIMENTO NA PANDEMIA

Para o semestre especial 2020/2 EARTE, a formalização do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Não-obrigatório deverá ser solicitada exclusivamente por e-mail. Leia atentamente as orientações a seguir!

Orientações:

1) O(A) aluno(a) precisa estar matriculado em disciplina(s) no semestre corrente e possuir coeficiente de rendimento (CR) exigido pelo curso, que será confirmado por meio do comprovante de matrícula e histórico. Caso não esteja, deverá comprometer-se a efetivar a matrícula, mediante o preenchimento e assinatura do Termo de Responsabilidade.

2) Nesta modalidade de estágio é necessário que a Concedente, compulsoriamente, disponibilize uma bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a do auxílio-transporte.

3) O(A) aluno(a) deverá preencher o TCE Não-obrigatório digitalmente. Não serão aceitos termos manuscritos. Todos os campos devem ser preenchidos:

a) Os dados da concedente, do(a) aluno(a), do convênio e do seguro de vida/acidentes;

b) O nome, cargo, formação e telefone do profissional supervisor, bem como o local do estágio;

c) O início/término do estágio, bem como horário (dias da semana e horário, deixando claro o intervalo de almoço, caso aconteça), duração em meses, carga horária semanal e data da entrega do relatório.

OBS: Termos de agente de integração ou outros modelos são aceitos, desde que constem essas informações. Alguns são complementados por plano de trabalho (quando for o caso, providenciar o preenchimento digital e assinatura, adequadamente).

- O aluno só poderá realizar no máximo 30h semanais de estágio não obrigatório e o horário de início e término do estágio deve ter um intervalo de 30min para o início da aula. 

4) Preenchido corretamente, o TCE deverá ser assinado pelo o(a) aluno(a) e assinado/carimbado pela Unidade Concedente.

5) Em seguida, o(a) aluno(a) digitalizará o TCE Não-obrigatório e o comprovante de matrícula (retirado do portal do aluno) ou o Termo de Responsabilidade (quando for o caso).

6) A formalização deverá ser requerida exclusivamente pelo(a) aluno(a) através do e-mail sugrad.alegre [at] ufes.br;

7) O e-mail de solicitação deverá ser o mesmo cadastrado no portal do(a) aluno(a). Não serão autuados pedidos em que o e-mail esteja divergindo no cadastro do(a) aluno(a).

8) O e-mail deve conter as seguintes informações:
Assunto do e-mail : TCE NÃO-OBRIGATÓRIO.
Nome:
Matrícula:
Curso:

9) Anexar o TCE Não-obrigatório e o Comprovante de matrícula (reitrado do portal do aluno) ou o Termo de Responsabilidade (quando for o caso).

a) O TCE Não-obrigatório digitalizado precisa estar assinado pelo(a) aluno(a), assinado/carimbado pela Unidade Concedente, e, estar em um único arquivo.

b) O Termo de Responsabilidade digitalizado precisa estar assinado pelo(a) aluno(a).

10) Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes cada arquivo.

11) A SUGRAD autuará o requerimento do(a) aluno(a) e encaminhará para o(a) coordenador(a)/professor(a) de estágio, para assinatura digital do(s) documento(s).

12) Em seguida, o documento será encaminhado para a Coordenação de Estágios, na PROGRAD, para formalização.

13) Após a autuação e tramitação para a Coordenação de Estágios/PROGRAD, o estudante deverá acompanhar as tramitações do seu documento no PROTOCOLO DA UFES.

14) Caso seja necessário fazer ajustes nos documentos de estágio, a Coordenação de Estágios/PROGRAD devolverá o processo à unidade de origem informando, no despacho, todas as correções, inclusões necessárias e o prazo para que o estudante encaminhe o termo corrigido para a unidade procedente. O estudante deverá encaminhar o documento retificado para e-mail da SUGRAD, sugrad.alegre [at] ufes.br. O estudante deverá acompanhar as tramitações do seu documento no PROTOCOLO DA UFES, pois a SUGRAD não irá notificar quanto aos ajustes.

15) Após as correções (quando for o caso) e assinatura final, a Coordenação de Estágios/PROGRAD encaminhará o processo para arquivamento. Após o arquivamento, o estudante poderá visualizar e fazer o download do seu documento de autorização de estágio e encaminhá-lo para o campo de estágio.

16) O estágio só poderá ser iniciado quando o TCE estiver assinado por todas as partes envolvidas.

 

Observações:

a) Informações para o envio de documentos de estágio CLIQUE AQUI.

b) Utilize o Adobe ou algum outro leitor de PDF para abrir o formulário e poder digitar. Quando aberto em alguns navegadores essa opção não aparece.

c) Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado/digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes cada arquivo.

d) O estudante só poderá realizar o máximo de 30h semanais e estar matriculado em pelo meno uma disciplina no semestre letivo. 

 

Documentos:

Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Não-obrigatório

Termo de Responsabilidade

Coeficiente de Rendimento mínimo por curso

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000