Quebra de pré-requisito

PROCEDIMENTO NA PANDEMIA

Para o semestre especial 2020/2 EARTE, os pedidos de correção da matrícula dos casos que se enquadram na aplicação do Art. 17 (Resolução 58/2008-CEPE), quebra de pré-requisito (Resolução 39/2010-CEPE), e, extrapolamento de carga-horária serão realizados totalmente online.

 

Prazos:

De 8 a 12/03/2021 – período para o aluno solicitar. (Alterado pela Resolução 06/2021 CEPE/UFES)

De 12/03 a 01/04/2021 – período para os colegiados dos cursos de graduação efetuarem as correções na matrícula.

 

Orientações:

  1. O formulário para solicitação só ficará disponível para os usuários da UFES, ou seja, só serão aceitas solicitações realizadas com o e-mail institucional (nome.sobrenome [at] edu.ufes.br). Se já estiver logado com outra conta Gmail será necessário sair e logar na conta da UFES;

  2. O aluno deverá acessar o e-mail institucional GSuite, utilizando login e senha única do portal do aluno. Dúvidas sobre ferramentas GSuite CLIQUE AQUI.

  3. Depois de logado, o aluno deverá acessar o Formulário Online (CLIQUE AQUI);

  4. O formulário está estruturado basicamente da seguinte forma:

    • Primeira parte, onde é feita a identificação, com nome do aluno, curso, etc;

    • Segunda parte, destinada ao cancelamento (desmatrícula) de disciplinas;

    • Terceira parte, para os casos de solicitação de extrapolamento de carga-horária;

    • Quarta parte, para os casos de solicitação de matrícula (inclusão de disciplinas). Neste ponto, o aluno também indica se precisará quebrar o pré-requisito da disciplina.

    • Por fim, o aluno apresenta a justificativa e envia o formulário.

  5. Ao terminar o preenchimento, o aluno receberá uma mensagem de confirmação na tela. Ao mesmo tempo, um recibo com os dados enviados será encaminhado ao seu e-mail institucional.

  6. Recomendamos que o aluno verifique o recibo enviado por e-mail. Caso tenha preenchido algo errado e seja necessário editar, o formulário ficará disponível até o último dia de solicitação.

  7. Encerrado o prazo, aguarde a análise pelo colegiado de curso.

 

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

 

Uma disciplina pode ter como pré-requisito um número qualquer de disciplinas ou determinado número de créditos, carga horária ou, ainda, período vencido, que não são intercambiáveis. Para cursá-la o aluno deverá ter vencido antes as disciplinas solicitadas como pré-requisito ou cumprido os créditos necessários para cursar a disciplina que ele deseja e que possui esta característica.

A quebra de pré-requisitos deverá ser deferida quando o interessado provar ser necessária para correção de equívoco e/ou ação cuja responsabilidade seja da Universidade. Além disso, as colegiados poderão estabelecer critérios para a sua concessão. Ver Resolução nº. 39/2010 – CEPE.

Critérios

Agronomia Ciência da Computação Ciências Biológicas - Bacharelado Ciências Biológicas - Licenciatura Engenharia de Alimentos Engenharia Florestal
Engenharia Industrial Madeireira Engenharia Química Farmácia Física Geologia Matemática
Medicina Veterinária Nutrição Química Sistemas de Informação Zootecnia  
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000