Quebra de Pré-requisito

Uma disciplina pode ter como pré-requisito um número qualquer de disciplinas ou determinado número de créditos, carga horária ou, ainda, período vencido, que não são intercambiáveis. Para cursá-la, o aluno deverá ter vencido as disciplinas solicitadas como pré-requisito ou cumprido os créditos necessários para cursar a disciplina desejada e que possui tal característica.

A quebra de pré-requisitos deverá ser deferida quando o interessado provar ser necessária para correção de equívoco e/ou ação cuja responsabilidade seja da Universidade. Além disso, as Coordenações de Cursos poderão estabelecer critérios para a concessão. Ver Resolução nº. 39/2010 – CEPE.

Critérios

Agronomia Ciência da Computação Ciências Biológicas - Bacharelado Ciências Biológicas - Licenciatura

Engenharia de Alimentos*

*Alteração 14/09/2023

Engenharia Florestal
Engenharia Industrial Madeireira Engenharia Química Farmácia Física Geologia Matemática
Medicina Veterinária Nutrição Química Sistemas de Informação Zootecnia  

Os pedidos de correção da matrícula dos casos que se enquadram na aplicação do Art. 17 (Resolução 58/2008-CEPE), quebra de pré-requisito (Resolução 39/2010-CEPE), e, extrapolamento de carga-horária serão realizados totalmente online.

Prazos 2024/1

De 08 a 25/07/2024 – período para o aluno solicitar. (Conforme Calendário Acadêmico)

Dia 26/07/2024 – Último dia para as Coordenações de Cursos de Graduação efetuarem as correções na matrícula.


Orientações:

  1. O formulário para solicitação só ficará disponível para os usuários da UFES, ou seja, só serão aceitas solicitações realizadas com o e-mail institucional (nome.sobrenome [at] edu.ufes.br). Se já estiver logado com outra conta Gmail será necessário sair e logar na conta da UFES;

  2. O aluno deverá acessar o e-mail institucional GSuite, utilizando login e senha única do portal do aluno. Dúvidas sobre ferramentas GSuite CLIQUE AQUI.

  3. Depois de logado, o aluno deverá acessar o Formulário Online ;

  4. O formulário está estruturado basicamente da seguinte forma:

    • Primeira parte, onde é feita a identificação, com nome do aluno, curso, etc;

    • Segunda parte, destinada ao cancelamento (desmatrícula) de disciplinas. Esta seção deverá ser utilizada para os casos de cancelamento de alguma disciplina/turma para se matricular em outra disciplina/turma.

    • Terceira parte, para os casos de solicitação de extrapolamento de carga-horária;

    • Quarta parte, para os casos de solicitação de matrícula (inclusão de disciplinas). Neste ponto, o aluno também indica se precisará quebrar o pré-requisito da disciplina.

    • Por fim, o aluno apresenta a justificativa e envia o formulário.

  5. Ao terminar o preenchimento, o aluno receberá uma mensagem de confirmação na tela. Ao mesmo tempo, um recibo com os dados enviados será encaminhado ao seu e-mail institucional.

  6. Recomendamos que o aluno verifique o recibo enviado por e-mail. Caso precise corrigir alguma informação procure a Sugrad, dentro do prazo de solicitação.

  7. Encerrado o prazo, aguarde a análise pelo colegiado de curso.

 


Solicitações recebidas

  1. Para consultar as solicitações recebidas 


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