Estágio Obrigatório

PROCEDIMENTO NA PANDEMIA

Para o semestre especial 2020/2 EARTE, a formalização do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) obrigatório deverá ser solicitada exclusivamente por e-mail. Leia atentamente as orientações a seguir!

Orientações:

1) O(A) aluno(a) precisa estar matriculado na disciplina "Estágio Supervisionado", que será confirmado por meio do comprovante de matrícula retirado do portal do aluno. Caso não esteja, deverá comprometer-se a efetivar a matrícula, mediante o preenchimento e assinatura do Termo de Responsabilidade. Caso curse alguma disciplina no mesmo período do estágio, também deverá marcar o campo em que afirma que não conflitará as disciplinas com o horário de estágio;

2) No caso de matrícula futura em Estágio Supervisionado, o(a) aluno(a) também deverá preencher o Atestado de Matrícula e encaminhar para o e-mail da SUGRAD com os demais documentos. A assinatura deste atestado será feita pelo Coordenador(a)/Subcoordenador(a) ao receber o documento no sistema;

3) O(A) aluno(a) deverá preencher o TCE Obrigatório digitalmente. Não serão aceitos termos manuscritos. Todos os campos devem ser preenchidos:

a) Os dados da concedente, do(a) aluno(a), do convênio e do seguro de vida/acidentes;

b) O nome, cargo, formação e telefone do profissional supervisor, bem como o local do estágio;

c) O início/término do estágio, bem como horário (dias da semana e horário, deixando claro o intervalo de almoço, caso aconteça), duração em meses, carga horária semanal e data da entrega do relatório.

OBS: Termos de agente de integração ou outros modelos são aceitos, desde que constem essas informações e sigam as mesmas orientações de envio, como o TCE padrão. Alguns são complementados por plano de trabalho (quando for o caso, providenciar o preenchimento digital e assinatura, adequadamente).

4) Preenchido corretamente, o TCE deverá ser assinado pelo o(a) aluno(a) e assinado/carimbado pela Unidade Concedente.

5) Em seguida, o(a) aluno(a) digitalizará o TCE Obrigatório e o  Comprovante de matrícula ou o Termo de Responsabilidade (quando for o caso).

6) A formalização deverá ser requerida exclusivamente pelo(a) aluno(a) através do e-mail sugrad.alegre [at] ufes.br;

7) O e-mail de solicitação deverá ser o mesmo cadastrado no portal do(a) aluno(a). Não serão autuados pedidos em que o e-mail esteja divergindo no cadastro do(a) aluno(a).

8) O e-mail deve conter as seguintes informações:
Assunto do e-mail : TCE OBRIGATÓRIO.
Nome:
Matrícula:
Curso: 

9) Anexar o TCE Obrigatório, o Comprovante de matrícula ou o Termo de Responsabilidade (quando for o caso), o  Atestado de Matrícula (quando for o caso) e o  Termo de Responsabilidade da Concedente em atendimento às normas de biossegurança (quando for o caso). 

a) O TCE Obrigatório digitalizado precisa estar assinado pelo(a) aluno(a), assinado/carimbado pela Unidade Concedente, e, estar em um único arquivo, separado dos demais.

b) O Comprovante de matrícula (do portal do aluno) ou  Termo de Responsabilidade digitalizado precisa estar assinado pelo(a) aluno(a).

c) O Atestado de Matrícula não precisa estar assinado, pois o(a) Coordenador(a)/Subcoordenador(a) assinará ao receber o documento no sistema. Logo, este documento não precisa ser impresso e digitalizado, basta preenchê-lo digitalmente e enviar com os demais.

d) O Termo de Responsabilidade da Concedente em atendimento às normas de biossegurança para realização de estágio curricular obrigatório presencial precisa ser assinado com nome e cargo do representante da concedente (com exceção dos cursos da área da saúde).

10) Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado/digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes cada arquivo.

11) A SUGRAD autuará o requerimento do(a) aluno(a) e encaminhará para o(a) coordenador(a)/professor(a) de estágio, para assinatura digital do(s) documento(s).

12) Em seguida, o documento será encaminhado para a Coordenação de Estágios, na PROGRAD, para formalização.

13) Após a autuação e tramitação para a Coordenação de Estágios/PROGRAD, o estudante deverá acompanhar as tramitações do seu documento no PROTOCOLO DA UFES.

14) Caso seja necessário fazer ajustes nos documentos de estágio, a Coordenação de Estágios/PROGRAD devolverá o processo à unidade de origem informando, no despacho, todas as correções, inclusões necessárias e o prazo para que o estudante encaminhe o termo corrigido para a unidade procedente. O estudante deverá encaminhar o documento retificado para e-mail da SUGRAD, sugrad.alegre [at] ufes.brO estudante deverá acompanhar as tramitações do seu documento no PROTOCOLO DA UFES, pois a SUGRAD não irá notificar quanto aos ajustes.

15) Após as correções (quando for o caso) e assinatura final, a Coordenação de Estágios/PROGRAD encaminhará o processo para arquivamento. Após o arquivamento, o estudante poderá visualizar e fazer o download do seu documento de autorização de estágio e encaminhá-lo para o campo de estágio.

16) O estágio só poderá ser iniciado quando o TCE estiver assinado por todas as partes envolvidas.

 

Observações:

a) Informações para o envio de documentos de estágio CLIQUE AQUI.

b) O(A) estudante que quiser desempenhar mais de 30h semanais de estágio deverá verificar as condições com a coordenação/professor. Caso não esteja previsto no PPC do curso, o(a) aluno(a) deverá preencher a Autorização de Jornada de Estágio e encaminhar com os demais documentos por e-mail. Este documento não precisa ser impresso e digitalizado, basta preenchê-lo digitalmente e enviar com os demais, pois o(a) Coordenador(a)/Subcoordenador(a) assinará ao recebe-lo no sistema. Caso o curso possua a previsão legal, não é necessário preencher esta autorização.

c) O estudante só poderá realizar mais de 30h semanais (máximo de 40h/s) de estágio de estiver matriculado apenas em estágio  e em TCC. Caso contrário o limite permitido são 30h/s (máximo de 6h/dia).

d) Estudantes que desejarem realizar estágios obrigatórios em setores internos da UFES (laboratórios, restaurante universitário, etc) deverão utilizar o TCE para estágios internos.

e) Utilize o Adobe ou algum outro leitor de PDF para abrir o formulário e poder digitar. Quando aberto em alguns navegadores essa opção não aparece.

f) Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado/digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes cada arquivo.

g) A Resolução 56/2020 - CEPE trouxe novas disposições sobre os estágios curriculares obrigatórios de estudantes diante da covid-19. Veja em especial o artigo 4º (inciso II, §§ 1º e 3º).

 

Documentos:

Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Obrigatório

Termo de Responsabilidade

Autorização de Jornada de Estágio

Atestado de Matrícula

Termo de Responsabilidade da Concedente em atendimento às normas de biossegurança (com exceção dos cursos da área da saúde).

 

Estágio Obrigatório Interno

estágio obrigatório interno é aquele realizado por estudante da UFES em setores internos da Universidade. Os procedimentos são os mesmos descritos acima, exceto o modelo de  Termo de Compromisso de Estágio que deve ser utilizado:

► Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Interno

     •Clique aqui, e veja como preencher o seu Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Interno!

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000