Aproveitamento de estudos

PROCEDIMENTO NA PANDEMIA

O aluno deverá requerer exclusivamente por e-mail. O e-mail de solicitação deverá ser o mesmo cadastrado no portal do aluno, com as seguintes instruções:
Assunto do E-mail: Aproveitamento de Estudos
Nome:
Matrícula:
Curso: 

 

PARA APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS CURSADAS NA UFES

 

  1. Requerer o pedido de aproveitamento pelo e-mail sugrad.alegre [at] ufes.br com os seguintes documentos digitalizados em PDF:

    • a) Formulário de aproveitamento de estudos (devidamente preenchido e assinado pelo aluno);

    • b) Histórico parcial atual (retirado do portal do aluno); 

    • c) Planos de ensino das disciplinas (Em PDF) - (As disciplinas que não constam os planos de ensino no portal do aluno, o plano de disciplina deve ser solicitado pelo aluno ao departamento que ofertou a disciplina) - Ver manual para download em PDF AQUI.

      ATENÇÃO: Antes de solicitar o aproveitamento é necessário que o registro de aprovação na disciplina esteja constando no histórico. 

  2. A SUGRAD, verificará e caso tudo esteja correto autuará o requerimento do aluno, contendo os documentos acima, o e-mail com a sua solicitação, e, encaminhará para a Coordenação do Curso, para providências.

 

PARA DISPENSA DE DISCIPLINAS CURSADAS EM OUTRA IES

 

  1. Requerer o pedido de dispensa pelo e-mail sugrad.alegre [at] ufes.br com os seguintes documentos digitalizados em PDF:

    • a) Formulário de aproveitamento de estudos (devidamente preenchido e assinado pelo aluno);

    • b) Histórico escolar da outra IES autenticado em cartório, ou, com autenticação digital.

    • c) Planos de ensino (ementas);

  2. A SUGRAD, verificará e caso tudo esteja correto autuará o requerimento do aluno, contendo os documentos acima, o e-mail com a sua solicitação, e, encaminhará para a Coordenação do Curso, para providências.

 

Importante!!!!

1. Acesse a matriz curricular do seu curso AQUI

 2- Disciplina Eletiva

A transformação de disciplina eletiva (disciplina que não pertence à grade curricular do curso do aluno) em obrigatória ou optativa segue o mesmo procedimento do Aproveitamento de Estudos, observadas as regras específicas para disciplinas eletivas (elencadas na Resolução nº 57/2000 CEPE e suas alterações).

Mais sobre disciplina eletiva, clique AQUI.

3 - É importante que o discente não deixe de assistir as aulas (caso esteja matriculado na disciplina na qual solicitou o aproveitamento) até que o registro de aproveitamento/ dispensa seja realizado em seu histórico pela PROGRAD. Compete ao aluno acompanhar a efetivação mediante consulta ao seu histórico via Portal do Aluno(link is external);

ATENÇÃO!!!

Não serão autuados pedidos em que o e-mail esteja divergindo no cadastro do aluno nem que os anexos estejam ilegíveis.

Ao realizar a solicitação por e-mail, o aluno afirma a autenticidade dos documentos enviados, estando sujeito a sanções no caso de prova ao contrário. Todos os documentos estão sujeitos à verificação e/ou apresentação dos originais posteriormente.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes.

Assunto do E-mail: Aproveitamento de Estudos

Após autuado, o e-mail será respondido com o número do documento avulso da solicitação de aproveitamento. É responsalidade do aluno acompanhar o registro por meio do protocolo.ufes.br (veja aqui as instruções).

 

PROCEDIMENTO FORA DA PANDEMIA

Disciplinas cursadas em vínculo anterior (de outras IES ou outra matrícula na UFES)

É o reconhecimento do valor formativo equivalente a disciplinas do currículo da UFES em que o aluno está vinculado, cursadas com aproveitamento em outras Instituições de Ensino Superior (IES) ou com outra matrícula na UFES. Ver Resolução nº. 23/1997 - CEPE

Disciplinas eletivas

Toda e qualquer disciplina que não faça parte do currículo pleno do curso ao qual o aluno está vinculado e que seja cursada na matrícula vigente é considerada como “disciplina eletiva”, e aparece no histórico como “disciplina de outros cursos”.

Essas disciplinas podem ser computadas para efeito de: carga horária necessária para a integralização curricular, cálculo do coeficiente de rendimento, aceitação como pré-requisito e dispensa de disciplinas obrigatórias e optativas no curso durante o qual foram cursadas. Ver Resolução nº 57/2000 e 54/2010 CEPE.

Documentos para o requerimento

Disciplinas cursadas na UFES, após 2014

 

  • OBSERVAÇÕES:
    • O formulário original deverá ser assinado e entregue na SUGRAD, não sendo aceito cópia simples ou envio por e-mail.
    • Os históricos e planos de ensino serão baixados pelos servidores da SUGRAD diretamente do portal do aluno. Entretanto, será solicitado o plano que não estiver disponível no portal.
    • Disciplinas cursadas antes de 2014 deverão ser apresentadas no ato do requerimento os planos de ensino e o histórico.
    • É importante que o discente não deixe de assistir as aulas (caso esteja matriculado na disciplina na qual solicitou o aproveitamento) até que o registro de aproveitamento/ dispensa seja realizado em seu histórico pela PROGRAD. Compete ao aluno acompanhar a efetivação mediante consulta ao seu histórico via Portal do Aluno;

Disciplinas cursadas em outra IES

  • 01)  Formulário de aproveitamento de estudos (Baixe e preencha no Adobe)
  • 02) Histórico original
  • 03) Plano de ensino original
  • OBS: Os documentos serão digitalizados pelos servidores da SUGRAD e devolvidos ao aluno.
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000