Aproveitamento de Estudos

O aluno de graduação da UFES poderá requerer aproveitamento de estudos realizados em Cursos de Graduação e compete à Coordenação do Curso, respeitada a legislação em vigor, decidir sobre a matéria.


Regulamentações:

RESOLUÇÃO Nº 23/1997 Dispõe sobre o aproveitamento de estudos nos cursos de graduação da Ufes
RESOLUÇÃO Nº 57/2000 Dispõe sobre disciplinas eletivas

PARA APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS CURSADAS NA UFES

Documentos necessários:

Requerer o pedido de aproveitamento com os seguintes documentos:

  • ► Formulário de aproveitamento de estudos.

  • ► Histórico parcial atual (retirado do portal do aluno).

    • - Antes de solicitar o aproveitamento é necessário que o registro de aprovação na disciplina esteja constando no histórico.

  • ► Planos de ensino das disciplinas cursadas (retirado do portal do aluno).

    • - As disciplinas que não constam os planos de ensino no portal do aluno (que estejam em branco), deverá ser solicitado pelo aluno ao departamento que ofertou a disciplina.

A SUGRAD verificará e caso tudo esteja correto autuará o requerimento do aluno e encaminhará para a Coordenação do Curso, para providências.


PARA DISPENSA DE DISCIPLINAS CURSADAS EM OUTRA IES

Documentos necessários:

Requerer o pedido de dispensa com os seguintes documentos:

A SUGRAD verificará e caso tudo esteja correto autuará o requerimento do aluno e encaminhará para a Coordenação do Curso, para providências.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES    

1. Acesse a matriz curricular do seu curso AQUI.

2. Disciplina Eletiva

A transformação de disciplina eletiva (disciplina que não pertence à grade curricular do curso do aluno) em obrigatória ou optativa segue o mesmo procedimento do Aproveitamento de Estudos, observadas as regras específicas para disciplinas eletivas (elencadas na Resolução nº 57/2000 CEPE e suas alterações).

Mais sobre disciplina eletiva, clique AQUI.

3. É importante que o discente não deixe de assistir as aulas (caso esteja matriculado na disciplina na qual solicitou o aproveitamento) até que o registro de aproveitamento/ dispensa seja realizado em seu histórico pela PROGRAD. Compete ao aluno acompanhar a efetivação mediante consulta ao seu histórico via Portal do Aluno(link is external);

4. Após autuado, um e-mail será enviado ao estudante com o número do documento avulso da sua solicitação. É responsalidade do aluno acompanhar o registro por meio do protocolo.ufes.br (veja aqui as instruções).

Acesso à informação
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