Aplicação do Art. 17 da Resolução 58/2008
O aluno que se sentir prejudicado por problemas ocorridos em sua solicitação de matrícula, após o ajuste de matrícula, poderá solicitar o pedido de correção. Este pedido de correção destina-se a atender, exclusivamente, os seguintes casos:
- I) erros de processamento devidamente constatados pela Coordenação de Curso;
- II) problemas identificados pela Coordenação de Curso em ofertas de turmas;
- III) matrícula de aluno em Plano de Estudos, regido por Resolução específica, não efetivada anteriormente;
- IV) matrícula de aluno em Programa de Acompanhamento, regido por Resolução específica.
Os pedidos de correção da matrícula dos casos que se enquadram na aplicação do Art. 17 (Resolução 58/2008-CEPE), quebra de pré-requisito (Resolução 39/2010-CEPE), e, extrapolamento de carga-horária serão realizados totalmente online. |
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Prazos 2024/1
De 08/07 a 25/07/2024 – período para o aluno solicitar (conforme Calendário Acadêmico).
Dia 26/07/2024 – Último dia para as Coordenações de Cursos de Graduação efetuarem as correções na matrícula.
Orientações
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O formulário para solicitação só ficará disponível para os usuários da UFES, ou seja, só serão aceitas solicitações realizadas com o e-mail institucional (nome.sobrenome [at] edu.ufes.br). Se já estiver logado com outra conta Gmail será necessário sair e logar na conta da UFES;
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O aluno deverá acessar o e-mail institucional GSuite, utilizando login e senha única do portal do aluno. Dúvidas sobre ferramentas GSuite CLIQUE AQUI.
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Depois de logado, o aluno deverá acessar o Formulário Online;
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O formulário está estruturado basicamente da seguinte forma:
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Primeira parte, onde é feita a identificação, com nome do aluno, curso, etc;
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Segunda parte, destinada ao cancelamento (desmatrícula) de disciplinas. Esta seção deverá ser utilizada para os casos de cancelamento de alguma disciplina/turma para se matricular em outra disciplina/turma.
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Terceira parte, para os casos de solicitação de extrapolamento de carga-horária;
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Quarta parte, para os casos de solicitação de matrícula (inclusão de disciplinas). Neste ponto, o aluno também indica se precisará quebrar o pré-requisito da disciplina.
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Por fim, o aluno apresenta a justificativa e envia o formulário.
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Ao terminar o preenchimento, o aluno receberá uma mensagem de confirmação na tela. Ao mesmo tempo, um recibo com os dados enviados será encaminhado ao seu e-mail institucional.
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Recomendamos que o aluno verifique o recibo enviado por e-mail. Caso precise corrigir alguma informação procure a Sugrad, dentro do prazo de solicitação.
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Encerrado o prazo, aguarde a análise pelo colegiado de curso.