Aplicação do Art. 17 da Resolução 58/2008

O aluno que se sentir prejudicado por problemas ocorridos em sua solicitação de matrícula, após o ajuste de matrícula, poderá solicitar o pedido de correção. Este pedido de correção destina-se a atender, exclusivamente, os seguintes casos:

  • I) erros de processamento devidamente constatados pela Coordenação de Curso;
  • II) problemas identificados pela Coordenação de Curso em ofertas de turmas;
  • III) matrícula de aluno em Plano de Estudos, regido por Resolução específica, não efetivada anteriormente;
  • IV) matrícula de aluno em Programa de Acompanhamento, regido por Resolução específica.

Os pedidos de correção da matrícula dos casos que se enquadram na aplicação do Art. 17 (Resolução 58/2008-CEPE), quebra de pré-requisito (Resolução 39/2010-CEPE), e, extrapolamento de carga-horária serão realizados totalmente online.

Prazos 2022/2:

De 17 a 21/10/2022 – período para o aluno solicitar (conforme Calendário Acadêmico).

Dia 04/11/2022 – Último dia para as Coordenações de Cursos de Graduação efetuarem as correções na matrícula.

 

Orientações:

  1. O formulário para solicitação só ficará disponível para os usuários da UFES, ou seja, só serão aceitas solicitações realizadas com o e-mail institucional (nome.sobrenome [at] edu.ufes.br). Se já estiver logado com outra conta Gmail será necessário sair e logar na conta da UFES;

  2. O aluno deverá acessar o e-mail institucional GSuite, utilizando login e senha única do portal do aluno. Dúvidas sobre ferramentas GSuite CLIQUE AQUI.

  3. Depois de logado, o aluno deverá acessar o Formulário Online (CLIQUE AQUI);

  4. O formulário está estruturado basicamente da seguinte forma:

    • Primeira parte, onde é feita a identificação, com nome do aluno, curso, etc;

    • Segunda parte, destinada ao cancelamento (desmatrícula) de disciplinas. Esta seção deverá ser utilizada para os casos de cancelamento de alguma disciplina/turma para se matricular em outra disciplina/turma.

    • Terceira parte, para os casos de solicitação de extrapolamento de carga-horária;

    • Quarta parte, para os casos de solicitação de matrícula (inclusão de disciplinas). Neste ponto, o aluno também indica se precisará quebrar o pré-requisito da disciplina.

    • Por fim, o aluno apresenta a justificativa e envia o formulário.

  5. Ao terminar o preenchimento, o aluno receberá uma mensagem de confirmação na tela. Ao mesmo tempo, um recibo com os dados enviados será encaminhado ao seu e-mail institucional.

  6. Recomendamos que o aluno verifique o recibo enviado por e-mail. Caso tenha preenchido algo errado e seja necessário editar, o formulário ficará disponível até o último dia de solicitação.

  7. Encerrado o prazo, aguarde a análise pelo colegiado de curso.

 

Solicitações recebidas

  1. Para consultar as solicitações recebidas e encaminhadas às Coordenações de Curso CLIQUE AQUI. (Apenas lista 2022/1 disponível, no momento)
  2. As Coordenações têm até o dia 04/11/2022 para efetuarem as correções das solicitações deferidas. A decisão aparecerá na aba "PEÇAS".

 

Documentos:

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000